RPG
Andar na linha, com a coluna ereta e todos os músculos bem colocados, evita dores não só nas costas, mas no corpo todo. Ainda pode fazer aquela “barriguinha” saliente desaparecer.
O grande porém é que não se muda uma postura errada de anos tão facilmente. É preciso treinar o corpo e fortalecer a musculatura global. O que ajuda e muito é a Reeducação Postural Global (RPG)



A técnica alivia e previne as dores, não somente da coluna, mas do corpo todo. “Ela é baseada em três princípios: individualidade – cada ser humano sente e reage de maneira diferente; causalidade – a verdadeira causa
do problema pode estar distante do sintoma, ou seja, a RPG remonta
da conseqüência à causa da lesão; e globalidade – não trata o corpo
por partes isoladas e sim como um todo”, explica Gilberto.
O método pode ser indicado em todas as áreas em que a fisioterapia atua, independente da idade do paciente. “A técnica age contra dores lombares, dorsais e cervicais, lesões por esforços repetitivos, desvios de coluna, dos pés e dos joelhos, enxaquecas, bursites, torcicolos, hérnias de disco, em algumas alterações respiratórias, na dor lombar durante a gravidez, bem como preparação para o parto, e na proteção contra os processos degenerativos articulares.
Em crianças e jovens, previne as conseqüências da má postura.
Seu campo de atuação é bem amplo”, afirma o médico. “A técnica também pode corrigir problemas estéticos como a ‘barriga’ em pacientes não obesos, que é causada por hiperlordose lombar”
O caso da professora Elizabete Garcia foi por decorrência do trabalho.
“Eu trabalhava o tempo inteiro sentada e com o tempo passei a sentir dores nas costas. Procurei um especialista e passei a fazer RPG para melhorar minha postura. No início foi complicado. Tinha que me policiar
o tempo todo, mas agora já me acostumei e as dores passaram”, conta
a professora.
Efeitos
A RPG não tem contra-indicação, pois ela pode ser adaptada a qualquer tipo de paciente. Mas mulheres grávidas, com osteoporose e câncer devem tomar alguns cuidados. “O tratamento é individualizado e as sessões são semanais, durando aproximadamente uma hora cada.
Segundo o especialista, nas primeiras sessões já é possível notar alguns resultados, mas é em torno da décima que eles se tornam mais efetivos. “Depende muito do tipo de lesão e da assiduidade do paciente ao tratamento”, afirma.
A técnica também pode corrigir problemas estéticos. “Posso citar
o exemplo de barriga em pacientes não obesos, que é causada por hiperlordose lombar. O paciente não é gordo, mas tem barriga proeminente.
Com o tratamento isto é corrigido. Outro exemplo que posso citar
é da gibosidade (corcunda) que também pode ser corrigida com a RPG”,
conta o médico.