Fascite Plantar
- Drª Cláudia Emmerick
- 18 de abr. de 2017
- 3 min de leitura
A fáscia é uma lâmina ou membrana de tecido conjuntivo que reveste cada músculo, órgão com função de proteção DÂNGELO, (2004). É a camada da sola do pé que liga o calcanhar aos dedos auxiliando na formação do arco plantar.
A fascite plantar é uma inflamação uni ou bilateral decorrente de microtraumatismos de repetição desta fáscia. Ela ocorre quando há um impacto maior dos pés sobre o solo, o que ocorre principalmente em corredores de longa distância e indivíduos obesos.
Cerca de 10% da população será atingida por esta síndrome em pelo menos um momento da vida e ela pode durar de várias semanas até anos, segundo o Dr. Mario Lenza, ortopedista, que escreveu para o Blog do Einstein.
Sintomas freqüentes
Dor principalmente nos primeiros passos após acordar.
Sensação de fisgada no meio da sola pé.

Dor na parte interna do calcanhar, geralmente em um ponto bem
específico onde conseguimos apontar a dor.
Dor ao subir e descer escadas. Dor durante a corrida que pode diminuir
conforme o corpo aquece.
Causas
A fascite pode ocorrer por um ganho rápido de peso ou sobrepeso. Esta carga extra cairá sobre seus pés causando uma deformação do arco plantar e com isso aumenta a tensão sobre a este tecido.
Dados epidemiológicos apresentam a população feminina mais acometida na faixa etária do climatério e na obesidade, nos homens é mais comum nos esportistas, principalmente os que praticam corrida. Quem apresenta pé cavo e pé plano, traumatismos de repetição associados
à intensidade duração e frequência de atividade esportiva, sapatos gastos, pronação excessiva, rigidez do tendão de Aquiles, desequilíbrio da força muscular, biomecânica alterada são fatores predisponentes. SIZÍNIO et. al., (2003); CASONATO, (2005).
Alguns especialistas afirmam que este sintoma pode ser um indício de doenças como diabetes ou artrites. Por isso deve-se sempre procurar ajuda de um especialista.
Fascite e esporão de calcâneo
A fascite plantar pode levar a uma calcificação do tendão do pé, criando pontas ósseas que chamamos de esporão. Esta calcificação ocorre pelos consecutivos processos inflamatórios na fáscia. Porém o esporão nem sempre é causado pela fascite, ele pode ter outras causas.
E nem toda fascite leva a um esporão. Estas pontas aparecem em forma de gancho
e só podem ser vistas através do exame de RX.

Alguns acreditam que estas pontas espetam o pé, o que não é verdade.
Ela é a consequência de uma inflamação e não o motivo da dor.
Tratamento médico
- Gelo durante 15 minutos para aliviar a inflamação;
- descanso e redução da atividade física;
- exercícios de alongamento;
- anti-inflamatórios (AINE);
- injeção de cortisona.
Tratamento osteopático realizado na clínica
- O tratamento osteopático consiste em avaliar e tratar os ossos do pé, quadril e joelho, por exemplo. A análise dos micro movimentos do pé é tão importante quanto a análise dos movimentos do quadril e joelho.
- Tratar partes moles, pois estes pacientes costumam ter pontos de dor (trigger points) na região da panturrilha e evidentemente na fáscia.
- Análise das disfunções plantares. Os pés cavos ou planos. Nestes casos é indicado o uso das palmilhas proprioceptivas

- A bandagem funcional como os tapes neuromusculares quase sempre serão utilizados complementando e finalizando todo o trabalho realizado.

- As orientações dadas as estes pacientes são de extrema importância e eficácia. Como os alongamentos abaixo.
Algumas dicas também são muito utilizadas por nossos pacientes como:

- Congelar uma garrafinha plástica de água e utiliza-la para massagear o pé dolorido.

- Massagear os pés com uma bolinha de tênis ou com estas ( da foto) que são compradas em farmácias e de quebra estimulam a circulação.

- Realizar a extensão dos dedos para estirar a fáscia plantar.

- Utilizar uma calcanheira de silicone. Além dela amortecer minimizando o impacto, também elevará ligeiramente seu calcanhar, diminuindo assim, a tensão fascial. Os calçados com pequenos saltos também são orientados. Em contra partida , andar descalço e com sandálias rasteiras deve ser evitado.

- Em casos persistentes, o uso de órteses durante a noite vai minimizar a dor logo no inicio da manhã, pois ela vai manter durante toda a noite o alongamento plantar.
Em alguns raros casos a cirurgia pode ser necessária e seu sucesso vai depender
da complexidade da lesão.













Comentários